Uma simples pressão e a passagem é liberada:

Quando falamos sobre as barras antipânico, estamos falando sobre um dispositivo de segurança que é instalado em portas corta-fogo para ajudar a garantir a saída segura de pessoas em caso de emergência, como um incêndio.

A barra antipânico é projetada para ser operada com facilidade, mesmo em situações de stress ou emergência, e para resistir a esforços de destruição ou sabotagem. Basta uma simples pressão sobre a barra que ela já destrava a porta e libera a passagem, com muita simplicidade e praticidade.

Além disso, as barras antipânico geralmente são fabricadas com materiais resistentes ao fogo e, no caso da barra antipânico para porta de alumínio, deve ser feita em alumínio da mesma forma como a porta.

Isso porque é uma exigência que a fabricação das portas corta fogo e das barras antipânico seja do mesmo material, uma vez que elas atuam em conjunto e, portanto, devem apresentar a mesma resistência ao calor e chama em uma emergência.

A instalação de barras antipânico tornou-se uma exigência regulatória em muitos países a partir da década de 1980,e é altamente recomendada para garantir a segurança de pessoas em edifícios comerciais, residenciais e públicos.

Apesar da história exata da criação da barra antipânico ser desconhecida, sabemos que foi desenvolvida após dois grandes acidentes de incêndio com um alto número de mortos relacionados a dificuldade em liberar a passagem para evacuação e o seu tem sido popular há várias décadas.

Sua obrigatoriedade, no Brasil, se dá em rotas de fuga em casos de incêndios, edifícios residenciais ou comerciais, teatros, cinemas, shoppings, casas de shows e baladas, entre outros locais.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog!

Postagem criada em: 13/02/2023 - 16:51


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.