Tarefas em espaço confinado menos perigosas

Quando pensamos em espaço confinado, estamos falando sobre um tipo de local que não é apropriado para a permanência humana de forma recorrente. Muitas vezes, esses locais abrigam um ou dois profissionais, ou o local para saída é o mesmo que o local de entrada.

Grandes exemplos de espaço confinado são as galerias subterrâneas, túneis de manutenção, caldeiras, silos, tanques, porões e cisternas, que precisam passar por alguns processos de manutenção e vistoria, apesar de não serem adequados para a permanência humana.

Dessa forma, quem desenvolve atividades assim, precisa contar com uma série de equipamentos de proteção para que possa estar um pouco mais seguro enquanto realiza as tarefas.

Entre os equipamentos de proteção mais utilizados, está o cinto para espaço confinado, que nada mais é do que um cinto de paraquedista fundamental para fazer a conexão do profissional aos outros sistemas de proteção a queda, como trava-quedas.

Assim, caso haja qualquer acidente, o profissional está preso pelo tronco ao cinto e pode ser socorrido de forma ainda mais segura e eficiente.

Por ser um EPI, é obrigação do empregador oferecer este equipamento aos profissionais, lembrando sempre que a responsabilidade e zelar pelo bom uso do cinto é de total responsabilidade dos seus usuários.

Com ele, realizar as mais diferentes tarefas em espaços confinados se torna muito mais segura, uma vez que qualquer necessidade de resgate ou saída rápida é proporcionada pelo cinto conectado aos demais dispositivos que não somente aguentam o peso do profissional, como oferecem todo o suporte necessário para uma situação de risco.

Esse também é o cinto utilizado para trabalhos em altura em geral. Gostou desse conteúdo? Acesse a nossa página!

Postagem criada em: 02/09/2022 - 17:06


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.