Simplifique a implementação dos programas de SO

A área da saúde ocupacional é muito complexa, envolvendo diversos programas obrigatórios para garantir o bem estar e a integridade física dos colaboradores de uma empresa.

Contudo, implementar esses programas pode não ser tão simples, por isso, contar com empresas que fazem PCMSO e PPRA pode garantir um desenvolvimento e implementação rápida destes dois programas.

Afinal, enquanto o PPRA deve ser desenvolvido por engenheiros do Trabalho ou por técnicos de Segurança do Trabalho, o PCMSO deve ser desenvolvido por um médico do trabalho, seguindo todas as normas regulamentadoras de cada programa.

Terceirizar este serviço pode ser muito mais eficiente, visto que uma empresa especializada conta com todos os profissionais necessários para o desenvolvimento dos projetos mais adequados para a sua empresa, levando em consideração o seu porte, segmento e quantidade de funcionários.

Mas, o que são estes dois programas?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PCMSO, é voltado para o controle da saúde física e mental dos colaboradores de uma empresa no exercício da sua função, visa, também, monitorar casos de doenças desenvolvidas por conta do trabalho e promover medidas de controle, tratamento e amenização.

Já o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PPRA, visa preservar a integridade dos profissionais controlando quaisquer ocorrências de riscos ambientais existentes ou futuros no ambiente de trabalho, levando em consideração a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Por fim, o PPRA serve para embasar o PCMSO, por isso, é sempre elaborado primeiro. Muito além de evitar multas, quem conta com empresas especializadas pode notar como há uma grande melhoria no ambiente de trabalho e como os transtornos com ausências e necessidade de remanejamento de tarefas são diminuídos.

Postagem criada em: 11/08/2021 - 20:47


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.