Sem as portas, nossa segurança estaria afetada

As portas corta-fogo são um componente importante de segurança contra incêndios há vários séculos. A tecnologia por trás dessas portas e as normas para sua fabricação e instalação foram desenvolvidas ao longo do tempo, com o objetivo de aumentar a eficiência e segurança contra incêndios.

Elas, com sua máxima funcionalidade a favor da nossa segurança, são capazes de resistir a altas temperaturas e manter a integridade estrutural por um período de tempo determinado, garantindo a fuga segura de pessoas em caso de incêndio.

Isso acontece porque a fábrica de porta corta fogo em geral trabalha com materiais especiais, como aço ou madeira revestida com materiais ignífugos, e que possuem selos de borracha intumescente que se expandem com o calor, bloqueando a passagem de fumaça e chamas.

O uso sistemático de portas corta-fogo em edifícios começou a ser adotado a partir do século XIX, com a implementação de regulamentos de segurança contra incêndios e a necessidade de proteger pessoas e propriedades contra esse perigo.

Desde então, as normas e requisitos para portas corta fogo foram evoluindo e se tornando mais rigorosos, acompanhando o aumento da compreensão sobre incêndios e o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas.

Atualmente, muito além de apenas ter boas portas corta fogo, elas devem ser equipadas com fechaduras e dobradiças resistentes ao fogo, garantindo a segurança da porta mesmo em condições extremas em um mesmo nível de resistência ao fogo, aumentando a segurança e garantindo que toda a estrutura das portas apresente o mesmo nível de proteção.

As portas são indispensáveis para a nossa segurança e, por isso, nem mesmo o seu uso deve ser desrespeitado nos ambientes.

Postagem criada em: 13/02/2023 - 16:48


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.