Segurança no armazenamento dos fluidos sob pressão

Os fluidos que apresentam uma pressão diferente da pressão atmosférica são armazenados em reservatórios especiais, que denominamos vasos de pressão. O armazenamento desses fluidos pode ser para os mais diferentes fins e, assim, esses vasos de pressão são amplamente utilizados.

No entanto, justamente por trabalhar com fluidos em uma pressão diferente da atmosférica, é muito importante que o vaso utilizado seja de alta qualidade e atenda criteriosamente todos os requisitos necessários de acordo com a sua classe.

vasos de pressão NR13 é a norma que regulamenta os requisitos desses reservatórios, inclusive é a norma que os divide por classes para que seja possível padronizar o uso desses reservatórios e ter parâmetros para comparação.

Você sabe quais são essas classes? Bom, de forma simples, elas são divididas em quatro classes, a A, a B, a C e a D. Conheça mais sobre cada uma delas:

Classe A: Vasos para fluidos tóxicos, combustíveis e inflamáveis com temperatura igual ou superior a 200°C;
Classe B: Vasos para fluidos combustíveis com temperatura abaixo de 200°C;
Classe C: Vasos para vapores de água, ar comprimido e gases asfixiantes simples;
Classe D: Vasos para todos os fluidos que não se enquadram nas condições acima.

Essa norma ainda dispõe sobre a periodicidade ideal para cada classe de vaso, dentre outras informações valiosíssimas para a segurança dos locais e profissionais que trabalham com fluidos em uma pressão diferente da atmosférica.

Ser cuidadoso com os requisitos apresentados nesta norma faz toda a diferença não somente para a sua atuação legal, mas também para a segurança e qualidade dos fluidos.

Postagem criada em: 14/10/2022 - 15:33


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.