Segurança contra incêndio: as portas

porta corta fogo em Guarulhos é um equipamento de segurança que é projetado para impedir a propagação de incêndios em edifícios. Essas portas são feitas de materiais resistentes ao fogo e são projetadas para atuar como barreiras para impedir a passagem das chamas e da fumaça tóxica.

Essas portas são equipadas com sistemas de fechamento automático, que garantem que a porta se feche rapidamente em caso de incêndio, impedindo assim a propagação das chamas. Além disso, elas também possuem sistemas de vedação perimetral, que impedem a entrada de fumaças e gases tóxicos nas áreas adjacentes, protegendo assim as pessoas no local.

Para garantir o seu pleno funcionamento, essas portas corta-fogo são rigorosamente testadas e são regulamentadas por normas de segurança em muitos países. No Brasil, entre as normativas que elas devem obedecer, podemos destacar as normas NBR 11711, NBR 11742 e NBR 11785.

A instalação dessas portas é obrigatória em muitos edifícios, especialmente em edifícios com muitos andares ou com grande circulação de pessoas. Podemos vê-las em escritórios, shoppings, hotéis, hospitais, escolas, universidades, prédios governamentais, fábricas, centros de distribuição, indústrias em geral, entre muitos outros lugares.

Para finalizar, essas portas são classificadas conforme o seu tempo de resistência mínima a fumaça e às chamas, sendo essa classificação em P30, P60, P90 e P120, onde a porta P30 possui 30 minutos de resistência; a P60, 60 minutos; a P90, 90 minutos; e a P120,120 minutos.

Além disso, também há a porta P240, utilizada em ambientes industriais, que apresenta resistência de 240 minutos, totalizando quatro horas de segurança.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog!

Postagem criada em: 10/02/2023 - 16:29


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.