Saiba os riscos que seus empregados estão expostos

Sabemos bem como há certas tarefas e atividades que apresentam um risco maior à saúde e integridade física dos colaboradores. Não há como fugir, como é o caso dos eletricistas, os profissionais de manutenção de tanques, os profissionais que trabalham com produtos mais agressivos, entre outros.

Mas mesmo que não seja possível evitar essas atividades — afinal elas possuem uma certa importância para o mercado —, há medidas que podem e devem ser tomadas para reduzir os seus impactos.

A caracterização, eliminação ou neutralização da insalubridade são atividades previstas não somente nos Artigos 189, 191 e 195 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas também na Legislação Trabalhista Previdenciária, ou seja, é um dever!

Além disso, de acordo com o nível de insalubridade a qual os trabalhadores estão expostos, eles têm direito a receber um adicional que pode variar de 10% a 40%. Condições de insalubridade de grau leve apresenta um adicional de 10%, grau médio de 20% e grau alto de 40%.

Em razão disso, é fundamental que as empresas mantenham um olhar atento aos fatores de risco a que os seus funcionários estão sendo expostos durante a realização das suas atividades e, isso só é possível através de uma boa consultoria de insalubridade.

Nessa consultora, o ambiente é estudado para identificar e classificar os riscos apresentados, bem como implementar medidas eficientes para reduzi-los ao máximo e proporcionar condições adequadas de trabalho aos funcionários.

Essas consultorias são realizadas por empresas especializadas em medicina do trabalho, que garante a você laudos de insalubridade com qualidade legal para que você possa manter a sua empresa de acordo com a legislação. Por isso, não hesite em procurar uma boa empresa para a sua consultoria!

Postagem criada em: 29/07/2022 - 20:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.