Regularizar a sua CNH é mais simples do que parece

A cassação da CNH é uma das penalidades mais altas do Código de Trânsito Brasileiro, que é onde a habilitação do motorista é apreendida e ele perde totalmente o seu direito de dirigir.

Diferentemente da suspensão, onde o direito de dirigir é comprometido por um tempo, novamente entre seis meses a dois anos, a cassação é permanente. Mas calma, porque você pode regularizar a sua habilitação cassada e é mais simples do que pode parecer!

Para isso, o primeiro passo é você entregar a sua CNH ao órgão competente necessário, o Detran, para que o seu período de cassação comece a valer. Vale destacar que você tem o seu direito de defesa e, neste período, a cassação ainda não foi efetivada, somente quando todas as suas chances de defesa são oficialmente negadas.

Além disso, caso o motorista não apresente o seu documento dentro do prazo estipulado, haverá a inserção do bloqueio do seu prontuário, começando a valer seu período de cassação.

Após, o motorista deverá ficar dois anos sem assumir o volante e sem poder renovar a sua CNH. É fundamental respeitar este período para que você não tenha maiores problemas com a renovação da sua carteira, visto que essa seria uma infração grave.

Durante o período de dois anos da cassação, o motorista poderá investir em uma reabilitação para que possa voltar a dirigir futuramente. Contudo, diferente da suspensão onde é exigido somente o curso de reciclagem, na cassação o condutor precisará realizar todos os procedimentos da autoescola.

Assim, com o período de dois anos e a reabilitação, o motorista terá a sua nova CNH!

Postagem criada em: 23/11/2022 - 16:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.