Os eletricistas são profissionais expostos a diversos riscos durante o exercício da sua função, indo muito além de somente choques elétricos.

Trabalhando em diferentes tipos de instalações, o profissional pode estar expostos a diferentes tipos de riscos, como quedas de objetos, impactos contra estruturas e muitos outros. Por isso, entre os seus EPI 's obrigatórios, um muito importante é o capacete.

Mas qualquer capacete serve? De forma simples, não. Para explicar isso, devemos falar sobre as características gerais dos capacetes utilizados como EPI. Eles possuem três tipos:

  • Capacete Tipo I — Aba Total: Voltado para a proteção contra impactos no topo da cabeça, possui aba em todos os lados e confere uma enorme proteção para serviços em áreas externas;
  • Capacete Tipo II — Aba Frontal: Projetados para proteção na área superior e lateral, é muito utilizado pelos profissionais da construção civil protegendo o rosto e a região dos olhos;
  • Capacete Tipo III — Sem Abas: Sendo um modelo mais compacto, serve para proteção geral da cabeça contra impactos, utilizado por empresas de diferentes segmentos.

Além disso, os capacetes podem ser de Classe A (contra impactos em geral, mas sem proteção contra choques elétricos) e Classe B (com proteção contra choques elétricos). Muito normalmente os capacetes tipo B possuem a cor azul.

Ou seja, quanto ao tipo, esse pode variar de acordo com a sua necessidade, mas quanto a classe, deve ser exclusivamente a classe B.

Para que o seu capacete realmente atue como o esperado e ofereça a segurança necessária, é muito importante que você conte com um bom fornecedor de capacete tipo B para fazer a sua aquisição.

A área da cabeça é muito sensível, por isso, não vacile e invista somente em capacetes de alta qualidade!

Postagem criada em: 12/09/2022 - 17:01


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.