Onde as portas contra incêndio são instaladas?

Quando falamos sobre as portas de incêndio, estamos falando sobre um elemento indispensável para a segurança e para a vida. Afinal, elas são as responsáveis por evitar o alastramento das chamas e da fumaça em uma emergência de incêndio.

Há muitos modelos dessas portas, que são classificadas conforme o seu tempo de resistência mínima a fumaça e às chamas. Elas são classificadas em P30, P60, P90 e P120, onde a porta P30 possui 30 minutos de resistência; a P60, 60 minutos; a P90, 90 minutos; e a P120,120 minutos.

Além disso, também há a porta P240, utilizada em ambientes industriais, que apresenta resistência de 240 minutos, totalizando quatro horas de segurança para conter as chamas, permitir a saída segura dos presentes e facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros.

As portas corta fogo em geral podem ser usadas em uma ampla variedade de edifícios, incluindo:

  • edifícios comerciais: escritórios, shoppings, hotéis, hospitais, etc;
  • edifícios institucionais: escolas, universidades, prédios governamentais, etc;
  • edifícios residenciais: prédios de apartamentos, condomínios, casas, etc;
  • edifícios industriais: fábricas, centros de distribuição, etc;
  • edifícios públicos: estações de trem e metrô, aeroportos, estádios esportivos, etc;
  • edifícios históricos e monumentos: museus, teatros, igrejas, etc.

Estas portas são projetadas para ser instaladas em áreas comuns, como corredores, escadas e passagens, bem como em áreas sensíveis, como salas de máquinas, elevadores, etc. A instalação dessas portas é obrigatória em muitos países, especialmente em edifícios com muitos andares ou com grande circulação de pessoas.

Além disso, é importante que as portas sejam instaladas e mantidas de acordo com as normas regulatórias e que sejam frequentemente inspecionadas para garantir sua eficácia e segurança.

Postagem criada em: 10/02/2023 - 16:28


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.