O que é o e-lixo e o que fazer com ele?

Com o grande avanço tecnológico que vivemos, estamos cada vez mais descartando produtos considerados obsoletos no mercado para fazer a aquisição de novos modelos para nos mantermos atualizados, mas isso gera um grande número de lixo no mercado, o que chamamos de lixo eletrônico.

Conhecido como e-lixo, o lixo eletrônico consiste em produtos que são descartados porque são considerados obsoletos para o mercado, não sendo necessariamente um conjunto de produtos que quebraram ou estão com defeitos, apesar desse tipo também fazer parte.

Além disso, o descarte do lixo eletrônico é muitas vezes inadequado, o que pode causar maiores danos para o meio ambiente através de vazamentos de líquidos ou de maiores problemas para sua decomposição.

Tudo isso pode ser evitado através da reciclagem, já que o lixo eletrônico pode ser sim destinado a processos de tratamento para a sua reutilização na confecção de novos materiais.

reciclagem de material eletrônico pode englobar uma série de processos para a reutilização da prata, ouro e demais materiais apresentados em quantidades mínimas — mas que podem fazer a diferença — nas peças eletrônicas, reciclagem da carcaça plástica para a confecção de muitos outros e, mesmo, a reciclagem de vidros de displays e monitores para a fabricação de novos produtos, como pisos.

Para esse aproveitamento, é importante procurar um ponto de coleta para que você possa descartar não somente as suas pilhas, como também, as suas baterias, smartphones e demais produtos que não utiliza mais.

Mas, não se preocupe, há inúmeros postos de coleta espalhados pelo Brasil, então com certeza há um bem pertinho da sua casa para que você possa descartar corretamente o seu lixo eletrônico e evitar o seu acúmulo em aterros!

Postagem criada em: 18/04/2022 - 20:01


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.