O primeiro END que é aplicado nos equipamentos

Atualmente, quando falamos sobre vistorias periódicas de caráter preventivo nos equipamentos, sempre estamos falando sobre os Ensaios Não destrutivos, ou melhor dizendo, sobre os END.

Esses ensaios são testes realizados através de técnicas que não danificam as propriedades físicas e estruturais dos equipamentos, e muitas vezes esses testes nem ao menos interrompem o funcionamento dos equipamentos ou sistemas, o que significa para as indústrias ainda mais agilidade em todos os seus processos.

Entre esses ensaios, o primeiro que sempre é aplicado são os ensaios visuais. O ensaio visual de solda, também chamado de EVS, é um dos primeiros ensaios realizados em qualquer equipamento, isto porque, como o seu próprio nome sugere, é um tipo de inspeção realizado de forma visual.

Neste ensaio é verificado as condições gerais da estrutura do equipamento, analisando as juntas soldadas para verificar se há marcas aparentes de descontinuidades antes de dar início a ensaios mais aprofundados, poupando um tempo ainda maior nas vistorias.

Vale destacar que esse ensaio é feito antes e depois da operação de soldagem, antes da soldagem ele é realizado com o objeto de detectar defeitos de geometria das juntas para que não tenha maiores complicações nessa fase.

Após a sondagem, esse ensaio é feito para analisar possíveis descontinuidades que possam ter acontecido durante o processo de sondagem, sendo um dos primeiros ensaios não destrutivos que é realizado em qualquer peça, componente ou estrutura.

Gostou do conteúdo? Já conhecia esse método de ensaio e como ele, apesar de primitivo, ainda, era muito eficiente para diversos processos industriais? Acesse nossa página, temos mais diversos conteúdos sobre ensaios não destrutivos!

Postagem criada em: 20/04/2022 - 20:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.