Não podemos evitar raios, mas podemos nos proteger

Se tem uma conta que está totalmente fora do nosso controle, essa coisa são os fenômenos naturais. E, entre esses fenômenos, um que estamos sempre propensos em um dia chuvoso, são os raios.

Também chamados de descargas atmosféricas, os raios são fenômenos incríveis mas que podem causar um grande estrago e, por isso, muitos buscam formas de evitá-los. Bom, sejamos francos, não podemos evitá-los, certo? Mas, ainda é possível investir em uma boa proteção.

O sistema de proteção contra descargas atmosféricas, mais conhecido através da sua sigla SPDA é um sistema desenvolvido especialmente para que possamos nos proteger dos danos causados pelos raios.

A instalação desse sistema é grandemente indicada para locais que apresentam um grande fluxo de pessoas, locais que prestam serviço público, construções localizadas em áreas com grandes descargas atmosféricas e para construções com altura superior a 25 metros.

Esse sistema consiste no conjunto de dispositivos que captam as descargas atmosféricas e as drenam para o solo, garantindo que o local não sofra com os impactos que essas descargas podem causar.

Entre esses dispositivos, podemos destacar o receptor, quem propriamente capta as descargas atmosféricas, e as hastes, que são as responsáveis por drenar a descarga captada no solo, para sua dispersão sem afetar a edificação.

Por fim, esse sistema precisa seguir estritamente algumas normas de segurança com sua comprovação em laudo e, por isso, é fundamental que você conte com profissionais altamente especializados e legalmente habilitados para a elaboração dos seus projetos de SPDA, a instalação e, também, as suas futuras vistorias para emissão dos laudos!

Postagem criada em: 24/05/2022 - 19:28


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.