Não é um EPI, mas muitos pensam que sim

Não poucas vezes podemos ver alguns clientes querendo se referir ao colete refletivo falando colete de segurança. Mas você sabia que o colete refletivo não é considerado um equipamento de proteção individual?

Sim, é isso mesmo, o colete refletivo não é de fato um colete de segurança, um EPI, mas não deixa de ser um item extremamente importante e que deve ser fornecido de forma gratuita pelos empregadores para todos os seus funcionários.

O colete refletivo é muito utilizado em vias e rodovias para que os profissionais possam ser identificados mesmo no escuro ou a longas distâncias graças às suas faixas refletivas, evitando acidentes por falta de visibilidade.

Há três modelos desses coletes refletivos, a classe 1 que refere-se aos modelos mais básicos, voltado apenas para a visibilidade dos profissionais; a classe 2 que apresenta algumas características mais elevadas para visibilidade mesmo em meio a meninas, fumaças ou névoas e a classe 3, que é capaz de oferecer grande visibilidade mesmo em altas velocidades e condições mais adversas.

Apesar de não apresentar o CA, uma vez que esse Certificado de Aprovação é emitido apenas para equipamentos de proteção, ainda é muito importante que os coletes refletivos sigam estritamente algumas normas regulamentadoras de qualidade e segurança.

Aqui, entramos também no tópico de um bom distribuidor. Afinal, esses coletes podem ser confeccionados em diferentes materiais e que, quando de má qualidade, podem deixar a desejar na visibilidade — a sua principal função.

Por isso, mesmo que não seja um EPI, é muito importante que os coletes refletivos sejam adquiridos através de um bom distribuidor de colete EPI para que possam apresentar máxima funcionalidade!

Postagem criada em: 08/11/2022 - 15:33


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.