Mobilidade e proteção em trabalhos em altura

Quando falamos sobre o trabalho em altura, estamos falando sobre toda e qualquer atividade realizada acima de dois metros do nível do chão, regido pela Norma Regulamentadora 35.

Para garantir a segurança necessária do profissional durante a realização das suas atividades, é importantíssimo o investimento em alguns equipamentos de proteção, como os cintos, disponíveis no mercado em diferentes modelos e versões.

Hoje viemos falar especificamente sobre o cinto paraquedista 3 pontos, um dos mais utilizados quando falamos sobre as atividades em altura ou em espaços confinados para a conexão dos profissionais aos pontos de ancoragem.

Para começar, ele é conhecido como cinto de três pontos porque possui três argolas principais para a conexão do profissional. Esses três pontos estão dispostos em: uma argola para a ancoragem do profissional e duas argolas laterais para o descanso do talabarte.

Investir em um bom cinto é fundamental para garantir a segurança do trabalhador e, o que irá definir o tipo de cinto a ser utilizado são os detalhes da atividade a ser realizada, uma vez que atividades que exigem um número maior de ancoragens para a total segurança do profissional exigirá um cinto com mais pontos de sustentação.

Por ser um EPI, é de obrigação do empregador fornecer este cinto gratuitamente para os funcionários e, neste cenário, é muito importante que os empregadores busquem por bons fornecedores para a sua aquisição.

Esses cintos devem ter certificado de aprovação por parte dos órgãos governamentais competentes para a sua comercialização e uso, sujeito a penalidades severas. Por isso, não hesite em fazer uma boa pesquisa de mercado para fazer a sua aquisição!

Postagem criada em: 06/09/2022 - 08:24


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.