Melhor maneira de inspecionar materiais ferrosos

Os materiais e produtos ferrosos, assim como qualquer outro, precisam passar por inspeções constantes para que seja possível identificar possíveis falhas e descontinuidades em sua superfície.

Para as superfícies ferrosas em específico, um tipo de inspeção que funciona muito bem e traz resultados de alta confiabilidade é a inspeção por partículas magnéticas.

Você conhece esse método? Caracterizado como um Ensaio Não Destrutivo (END) por não causar nenhum dano aos equipamentos durante a sua realização, esse método de ensaio é feito através de um pó composto por partículas magnéticas capaz de identificar com facilidade qualquer descontinuidade presente na superfície estudada.

A sua realização é feita de maneira simples, mas exige experiência do profissional para que você não tenha maiores dores de cabeça e garante alta confiabilidade dos resultados estudados.

Para começar, a superfície a ser estudada é devidamente limpa e higienizada para remover qualquer impureza que possa comprometer a confiabilidade dos resultados. Após essa limpeza, o pó magnético é aplicado.

Dada a sua aplicação, o excesso é removido para dar lugar a identificação de todas as descontinuidades e falhas presentes na superfície estudada. Para facilitar essa etapa, é possível investir em pó magnético e de diferentes cores.

A sua realização é muito simples e traz uma série de vantagens , principalmente quando falamos sobre ser capaz de inspecionar as condições da superfície de diversos equipamentos sem interromper o seu funcionamento.

Dinamicidade, economia de tempo, praticidade e uma inspeção de qualidade são garantias deste modelo de inspeção. Por esta razão, se você precisa de uma boa inspeção para os seus equipamentos, não hesite em contratar uma empresa especializada!

Postagem criada em: 26/10/2022 - 11:47


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.