Inspeção que pode fazer a diferença nas peças

Sabemos bem como os ambientes industriais apresentam as mais diferentes estruturas e superfícies que estão suscetíveis a um grande desgaste em virtude dos produtos que são trabalhados no local e da própria rotina de produção.

E se manter atento aos sinais de desgaste e deterioração das superfícies e paredes das peças do local é fundamental para que não haja nenhuma exposição a situações de perigo no ambiente.

Por este motivo, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre um método de inspeção que pode fazer toda a diferença nos ambientes industriais por garantir ainda mais eficiência na busca por descontinuidades nas superfícies e proporcionar que você possa traçar os melhores planos de manutenção para levar a durabilidade dos equipamentos, maquinários e estruturas.

inspeção por partículas magnéticas é um método que utiliza pó de ferro ou óxido de ferro para a busca por descontinuidades na superfície a ser estudada. Esse método consiste na aplicação do produto sobre a superfície e, após um tempo de espera que pode variar entre 5 a 15 minutos, é possível começar a dimensionar as descontinuidades presentes.

É importante destacar que esse método só pode ser utilizado em superfícies ferromagnéticas e que ela possui três tipos diferentes: seco visível, úmido visível e úmido fluorescente. Todos os tipos são muito eficientes, a determinação pode variar conforme o tipo de descontinuidade a ser encontrada.

Por fim, ainda podemos dizer que esse método pode ser amplamente utilizado para a automatização e a inspeção de produção de alto volume, além de ser muito mais barato e eficiente do que outros métodos de controle de qualidade.

Gostou do conteúdo? Visite nossa página, temos vários outros conteúdos interessantíssimos sobre ensaios não destrutivos!

Postagem criada em: 22/04/2022 - 20:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.