Grande aliada em uma emergência:

As portas corta fogo, também conhecidas como porta anti chama, são projetadas para proteger as pessoas e os edifícios contra incêndios. Elas são construídas com materiais resistentes ao fogo, que impedem a propagação das chamas e do calor em caso de incêndio, criando barreiras seguras para impedir que o fogo se espalhe.

Essas portas são amplamente utilizadas em edifícios comerciais, institucionais e industriais, onde a segurança é uma prioridade. Elas são especialmente importantes em edifícios com muitas pessoas, como hospitais, escolas, hotéis, escritórios e prédios residenciais.

As portas anti chama são classificadas de acordo com o tempo que conseguem resistir ao fogo. A classificação é medida em minutos e é baseada na resistência da porta aos efeitos do fogo, calor, gases e fumaça. As portas anti chama geralmente têm uma classificação de 30, 60, 90, 120 e 240 minutos, sendo desta forma:

  • porta P-30, com tempo de resistência mínima de 30 minutos;
  • porta P-60, com tempo de resistência mínima de 60 minutos;
  • porta P-90, com tempo de resistência mínima de 90 minutos;
  • porta P-120, com tempo de resistência mínima de 120 minutos;
  • porta P-240, com tempo de resistência mínima de 240 minutos.

No entanto, visando a qualidade, o custo e a segurança das construções, atualmente muitos arquitetos e engenheiros optam diretamente pela instalação de portas P-90 em vez de desenvolverem projetos com as portas P-30 e P-60.

Além de serem resistentes ao fogo, essas portas também podem ter outras características de segurança, como fechaduras especiais, vedação hermética, vidros resistentes ao fogo e selos intumescentes que se expandem quando expostos ao calor, bloqueando a fumaça e os gases tóxicos.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog!

Postagem criada em: 15/02/2023 - 15:49


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.