Fundamental para uma medição correta da pressão

Um equipamento muito importante para as indústrias que trabalham com caldeiras e vasos de pressão, com certeza, é o manômetro. Responsável por realizar a medição da pressão presente em sistemas diversos, o manômetro é um instrumento que permite a visualização fácil do nível de pressão através de um mostrador simples.

A presença do manômetro é fundamental para evitar acidentes, controlar a pressão do sistema e, também, para evitar o vazamento de produto, garantindo que a pressão apresentada pelo mostrador do manômetro é o nível de pressão presente no sistema.

Entretanto, com o uso constante desse equipamento, é natural que haja um desgaste das suas peças internas e comece a ocorrer incoerências nas medições, sendo importante investir em um bom serviço de calibração para que ele volte a apresentar maior confiabilidade nas medições que realiza.

A calibração deste instrumento segue o mesmo princípio lógico das demais calibrações de instrumentos de medição, principalmente quando falamos sobre os manômetros digitais sendo através da comparação de resultados de diferentes medidores para poder alterar as incoerências apresentadas pelo instrumento.

Um ponto que vale a pena ser destacado sobre a calibração de manômetros é que ela está prevista na NR-13 justamente por ser um componente essencial em caldeiras e vasos de pressão, então, é importante que essa calibração seja realizada somente por profissionais legalmente habilitados para que suga todos os parâmetros necessários de acordo com a NR-13 e a RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Por fim, é importante que essa calibração seja feita, pelo menos, a cada doze meses para assegurar a confiabilidade nos resultados apresentados pelo mostrador do instrumento, mas em alguns casos essa calibração pode ser ainda mais frequente para que não haja incoerências nos resultados.

Postagem criada em: 20/04/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.