Dilatação do estado líquido, sólido ou gasoso

A dilatação térmica nada mais é que a tendência da matéria de mudar sua forma, área, volume e densidade em resposta a uma mudança na temperatura, geralmente não incluindo as transições de fase.

A temperatura é uma função monotônica da energia cinética molecular média de uma substância. Quando uma substância é aquecida, as moléculas começam a vibrar e se mover mais, geralmente criando mais distância entre si. As substâncias que se contraem com o aumento da temperatura são incomuns e ocorrem apenas dentro de faixas de temperatura limitadas. A expansão relativa (também chamada de deformação) dividida pela mudança na temperatura é chamada de coeficiente de expansão térmica linear do material e geralmente varia com a temperatura. A energia nas partículas aumenta, elas passam a se mover cada vez mais rapidamente enfraquecendo as forças intermoleculares entre elas, expandindo assim a substância.

O número de materiais de contrato sobre aquecimento dentro de certas faixas de temperatura; isso geralmente é chamado de expansão térmica negativa, em vez de "contração térmica". Por exemplo, o coeficiente de expansão térmica da água cai para zero conforme ela é resfriada para 3,983 ° C e então torna-se negativo abaixo dessa temperatura; isso significa que a água tem uma densidade máxima nessa temperatura, e isso faz com que os corpos d'água mantenham essa temperatura em suas profundidades mais baixas durante longos períodos de clima abaixo de zero. Além disso, vale ressaltar ainda que, o silício razoavelmente puro tem um coeficiente de expansão térmica negativo para temperaturas entre cerca de 18 e 120 graus.

Postagem criada em: 26/08/2021 - 22:31


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.