Da resina granulada à uma peça nova:

O plástico passou por uma grande evolução e, nos últimos anos, vem conquistando o mercado quando falamos sobre a fabricação de peças em geral. Isso aconteceu porque essa matéria-prima apresenta uma grande maleabilidade, permitindo que muitos produtos pudessem ser fabricados de forma simples e muito eficiente.

E, hoje, resolvemos falar um pouquinho mais sobre o método mais utilizado para a fabricação de peças plásticas: o método de injeção de plástico em moldes!

Para começar, esse método de injeção é feito com resinas termoplásticas diversas, o que amplia diretamente a gama de aplicações que esse segmento de fabricação pode atender no desenvolvimento de peças.

É possível fabricar peças técnicas para máquinas e equipamentos, peças eletrônicas, peças para indústria aeroespacial e automobilística, utensílios de cozinha, brinquedos e muito mais produtos, basta apenas investir na resina com as propriedades adequadas para a demanda.

Para essa fabricação, a resina plástica que normalmente se encontra em forma granulada é aquecida em uma temperatura adequada para trabalho até que atinja um ponto de maleabilidade e viscosidade ideal.

Assim, essa resina agora em forma líquida é injetada sob uma pressão controlada nos moldes e, sem seguida, resfriada para que ganhe a forma desejada. Todos esses processos são feitos dentro de um único maquinário: a máquina injetora.

A máquina injetora conta com funcionamento hidráulico, que equilibra e controla a temperatura de toda a máquina para que a resina não sofra com mudanças de temperatura e possa ser moldada da forma certa.

Não há grandes segredos, mas demanda muita experiência e atenção para que a resina não estrague em nenhum momento, por isso, contar com os serviços de empresas de injeção de termoplásticos especializadas é tão importante.

Postagem criada em: 13/07/2022 - 20:52


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.