Cintos, ancoragem e mais: segurança para altura

Quando falamos no trabalho em altura, logo pensamos em grandes atividades no topo de prédios, manutenção de grandes reservatórios e demais atividades onde os funcionários ficam a muitos metros de altura do chão.

Mas, a verdade é que o trabalho em altura é qualquer atividade realizada acima de dois metros do nível do solo, nível este que já pode apresentar riscos ao colaborador em caso de uma queda.

Por este motivo, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre os principais equipamentos para trabalho em altura para que você fique por dentro de todos os equipamentos necessários para uma rotina ainda mais segura de trabalho.

Para começar, vamos falar sobre dois: a ancoragem e o cinto de segurança. Aqui não há segredos: a ancoragem é o que vai oferecer fixação e estabilidade ao profissional, enquanto o cinto é o item que faz a conexão do profissional aos pontos de ancoragem e de proteção a queda.

Aqui entramos em outro elemento importantíssimo: os conectores. Esses conectores são os elementos que ligam um equipamento a outro. Eles podem ser do tipo tipo gancho, tipo gancho pequeno, mosquetão ou malha rápida e fazem a ligação dos cabos às estruturas de ancoragem, ou dos cabos ao cinto do profissional.

Assim, podemos falar agora dos cabos, os responsáveis por oferecer mobilidade a esses profissionais e, também, o grande responsável pela sua segurança, que além de o permitir alcançar áreas de difícil acesso, ainda é capaz de o sustentar em uma situação urgente para facilitar o resgate.

Por fim, há o trava-quedas, que é o equipamento que oferece a segurança necessária para o trabalhador ao fazer a ligação do seu cinto aos pontos de ancoragem, responsável por o sustentar perante uma queda e garantir que ele possa voltar com segurança.

Gostou deste conteúdo? Visite o nosso blog!

Postagem criada em: 06/09/2022 - 08:23


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.